domingo, 7 de fevereiro de 2010

O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ

O texto abaixo foi escrito e enviado por email a todos os nossos congressistas em junho de 2003 e relendo-o hoje me pareceu bem atual.
Os problemas brasileiros não se extinguem, e sim tomam vigor deixando a população ainda mais descrentes em relação a possíveis soluções.

JUSTIÇA OU INJUSTIÇA?
Sinto-me revoltado, injuriado, magoado, enfim, todos os sentimentos ruins que um cidadão de bem se sente diante das entrevistas, pronunciamentos feitos pelo Presidente e seus auxiliares diretos e com certeza, os nossos dignissimos políticos que ao invés de defenderem a população, se prestam a solidariedade e aprovação de medidas contra seus próprios eleitores. Se fala em reformas visando o desenvolvimento, a justiça social, o equilibrio financeiro das contas públicas, mas se esquecem do principal: o trabalhador, o cidadão! É ele que paga o ônus de todos os desarcertos e quando se alcança êxito, o bônus não chega a ele. O Congresso se concedeu um reajuste no início da legislatura e não houve nenhuma resistência; não se questionou LRF, não se considerou a pobreza do país, etc. As grandes Empresas, concessionárias de serviços públicos aplicam reajustes sem a menor cerimônia e respeito à situação do país e principalmente da população, cada vez mais pobre e mais vilipendiada pelos detentores do poder. O Governo Federal por sua vez silencia e pactua com estes Senhores que visam tão somente o equilibrio de suas contas. A reforma tributária não vai trazer ganho nenhum pro trabalhador, os Estados e a própria União não abrem mão de suas receitas e com certeza para estes entes, o "bobo da corte" vai ser a população e como tal vai ter que pagar para sustentar esta casta, sem contar com os grandes trustes, banco e instituições financeiras que cada mais aumentam seus lucros. A Receita Federal, esta sim, é a própria inquisição: pune o seu maior contribuinte que é o assalariado. É este assalariado que não tem condição de sonegar porque o imposto é retido antes mesmo de receber e não tem nem a chance de deduzir aquilo que gastou para o sustento e manutenção de sua família. Cadê que alguem fala nisso? O próprio Secretário da Receita, declarou que poderá aumentar a alíquota e não atualizar os valores das deduções. A reforma previdenciária é outro absurdo, da forma como se imaginou e materializou-se como PEC. Não se pensa em cobrar os devedores e detectar os sonegadores e cobrar-lhes aquilo que é devido porque em grande parte, o próprio Governo em todos os níveis é o grande devedor.
Senhores Deputados, Senhores Cidadões: Vamos respeitar a nós mesmos. Vamos ser "seres-humanos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário