domingo, 25 de maio de 2014

23 e 24/05/14
Dia 23 foi para rodar a pé pelo centro comercial de Salta, que é muito bom, já que os calçadões são livres para o pedestre. O comércio é bom e oferece de tudo, embora ache os preços muito salgados. Almoçamos no Shopping Noa e aproveitamos o restante do dia para pegar a roupa na lavanderia e fazer as arrumações necessárias.
Dia 24, acordamos as 4h da manhã para nos arrumarmos para o passeio no trem das nuvens. Saímos as 5:30h do hotel que fica à 300m da estação e fomos a pé mesmo, embora ainda estivesse bastante escuro. Fizemos o check-in e o trem partiu pontualmente as 7:05h conforme programado. Os vagões de passageiros são simples, mas possuem calefação, oxigênio, água gratuita e e um vagão lanchonete (meia boca) para vender alguns bribotes aos passageiros além de gaseosas e outras coisitas.
Por volta das 8h foi servido um desayuno (café da manhã) bem ruinzinho, uma caixinha com um folhado, um doce e uma bolachinha juntamente com um café ruim que só.
Não teve almoço e quem quisesse ia no vagão lanchonete comprar algum salgado ou outra coisa para comer, o que achei um absurdo já que o tempo do passeio é praticamente de 18 horas. Durante o trajeto não tem muita coisa, a não ser a paisagem deslumbrante para se ver e travar conhecimento com os vários estrangeiros que iam no trem. Em nosso vagão tinha italianos, espanhois, franceses, alemães, suissas, argentinos e mais um casal de brasileiros de Santa Catarina. Bem eclético o vagão e o problema do idioma não foi problema para o bate-papo.
Chegamos as San Antonio de Los Cobres à tarde e de lá apanhamos o busão para ir conhecer a famosa salinas. Levamos uma hora por uma estrada de rípio mas valeu a pena pois a paisagem da salina é impressionante. No acampamento da empresa que explora a salina, o guia preparou um lanchinho com um cafézinho que estava até razoável pelas condições em que estavamos. Retornamos para Salta neste ônibus e chegamos por volta das 23h, cansados do dia estafante. O passeio no trem das nuvesn só tem aos sábados e oferece algumas opções de passeio. O nosso que é o trem + bus + salinas saiu a 1.775,00 PAR/pessoa e tem o site para verificar vagas e reservas: http://www.trenalasnubes.com.ar/turismo_salta/es_tren_a_las_nubes_home.aspx
O ponto alto deste passeio foi a ponte em altitude maior do mundo, quase 4.000 metros acima do nível do mar, uma pequena quantidade de neve que caiu quando chegamos nesta ponte e a salina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário