quinta-feira, 29 de maio de 2014

28/05/14
Acordamos cedo, ainda escuro, e colocamos a bagagem no carro para zarpar rumo aos gêiseres de El Tatio a 90km de S.P Atacama. O difícil foi achar alguém para abrir o portão da garagem. Depois de uns 15 minutos, localizamos o dito que veio dormindo abrir o portão.
A estrada até o gêiseres é de terra mas estão em bom estado e em obras em alguns trechos. Como saímos mais tarde, não pegamos poeira das vans que saem bem cedo (4:30 e 5:00). Mas o ponto alto foi o frio que pegamos próximo a El Tatio; o vidro do carro estava um pouco embaçado e ao passar a flanela, notei  que tinha um camada espessa. O vidro, onde tinha umidade congelou. Fui ver no computador de bordo qual a temperatura externa e para minha surpresa marcava -17ªC. Acionei o aquecimento ao máximo e melhorou o desembaçamento do vidro dianteiro. Chegamos amanhecendo o dia nos gêiseres e paga-se 5.000 PCH por pessoa para entrar na área. A fumaça esbranquiçada cobria toda a área e mais as das pessoas que lá estavam davam um ar de uma sauna gigante coletiva. Não consegui ficar muito tempo fora do carro devido ao frio. Para filmar e fotografar, o que não era possível fazer sem luva, era só por alguns segundos.
Dai, no dirigimos a Calama-CH através de uma estrada paralela o que nos economizou uns 80 km. Só que no GPS ela só aparece em alguns trechos e há muitas estradinhas cortando a mesma e fica meio complicado ir por ela. Tive sorte de não errar em nenhum momento e chegamos em Calama após 2 h saído de El Tatio. Em Calama paramos para abastecer e tomar um desayuno no posto da Petrobrás. O abastecimento ficou em 36.000 PCH 53 litros de diesel.
Rumamos para Iquique, via Tocopilla para irmos pelo litoral, margeando o Pacífico. É simplesmente maravilhoso o visual do mar e do outro lado, enormes paredões de pedra e areia. Chegamos cedo em Iquique (14h) e fomos para o hotel Spark Express na rua Manuel Rodrigues. Muito bom; o quarto é simplesmente enorme e o preço da diária via booking ficou em U$-73,00. A garagem não é boa nem coberta e fica a uns 30 metros do hotel,




Nenhum comentário:

Postar um comentário